Por que a gestão de categorias é tão importante para o seu negócio?

Por que a gestão de categorias é tão importante para o seu negócio?

Categoria: Indústria | Autor: marketing | Data: 11.08.2021

A live da Vércer contou com a presença da Bacharel e Mestre em Administração de Empresas, Ingrid Pergentino. Um dos assuntos debatidos neste espaço foi o fato de que é extremamente necessário ter um bom gerenciamento de categorias dentro de uma empresa.

Ingrid possui vasta experiência em gestão comercial e vendas na Indústria e no Varejo para o mercado nacional, com desenvolvimento de lideranças e equipes em todo o país. Ela contou que gestão – ou gerenciamento – de categoria diz respeito à organização de todos os produtos por SKU (termo em inglês para Unidade de Manutenção de Estoque). 

Por que essa gestão impacta diretamente as vendas?

“Não adianta ter uma equipe incrível e não ter os produtos do modo como o cliente precisa, o número, o tamanho” afirma Pergentino, destacando que o segredo está na organização dentro dos bastidores.

Essa gestão é um procedimento da comunicação e parceria entre a indústria e o varejo com o objetivo de mapear e definir categorias de todos os produtos, tratando-as de modo estratégico.

Como esse processo acontece?

Para uma boa implementação, é preciso contar com a atuação conjunta dos elos da cadeia de suprimentos. Isto é, varejistas, distribuidores e indústria necessitam de alta visibilidade e comunicação.

Através de um bom software e análises precisas sobre o consumo dos itens, será possível acompanhar o desempenho de cada produto e, assim, da categoria onde ele está. Tudo isso ajuda no aumento da assertividade e da produtividade ao vender produtos.

No supermercado, por exemplo, pode-se dividir em categorias como higiene, limpeza, perecíveis, frios, e muito mais.

Outro exemplo é a segmentação na categoria de bebidas em subcategorias, como alcoólicas, fermentadas, destiladas, não alcoólicas, isotônicas, carbonatadas, não carbonatadas, etc. Trabalhando os SKUs, ordenando os produtos por variáveis de embalagens, cores, sabores, fragrâncias, e assim por diante.

O que é importante analisar dentro dessa gestão?

  • Sortimento: quais os produtos são realmente importantes para seus consumidores;
  • Reposição: como fazer para que os itens sempre estejam em estoque, evitando rupturas;
  • Preço: quais valores serão trabalhados para o cliente final dos produtos da categoria em questão;
  • Promoção: quais as promoções realizadas e seus canais utilizados na divulgação;
  • Apresentação: como essa categoria será apresentada na gôndola do mercado, sua posição;
  • Produtos novos: identificar oportunidades de vendas e, principalmente, novas tendências de mercado.

A plataforma da Vércer é o exemplo perfeito de organização

É importante lembrar que o método é uma prática de Trade Marketing, onde o principal objetivo é ampliar a experiência de compra dos consumidores. Isso só acontece ao trabalhar com uma ferramenta capaz de facilitar a visibilidade do consumo, assim como a solução da Vércer, que torna a performance de cada etapa mais assertiva!