Pesquisa indica que 2020 é o ano do empreendedorismo digital

Pesquisa indica que 2020 é o ano do empreendedorismo digital

Categoria: Sem categoria | Autor: Mair Henrique | Data: 30.07.2020

A pesquisa “Panorama de Negócios Digitais Brasil 2020”, realizada pela Hero Spark, aponta que 54% dos empreendedores digitais começaram seus negócios há menos de 1 ano. Deste total, 23% iniciaram há menos de 3 meses, demonstrando que o empreendedorismo continuará sendo uma forte tendência. Aliás, na análise da HeroSpark, 2020 é o ano do empreendedorismo digital. A principal dificuldade enfrentada é em relação às vendas; por isso, 43%dos empreendedores afirmam que escalar o faturamento é o principal objetivo para 2020.

O estudo mostra que 62% dos entrevistados usam seus empreendimentos como uma opção de renda extra, um complemento a trabalhos ditos “tradicionais”. No entanto, quase metade dos entrevistados que possuem seu negócio digital há mais de 1 ano já transformou o empreendimento em sua principal fonte de renda.

Início dos negócios

A pesquisa revela que 34% dos empreendedores digitais consultados não investiram mais do que R$ 1 mil para começar os negócios. E 25% afirmaram não terem feito investimento nenhum no início.

O estudo mostra que 54% atuam sozinhos em suas empresas.

Motivação para começar

As principais motivações para iniciar de fato os negócios digitais são: conquistar a independência financeira (37%), ter uma renda extra (37%), causar impacto positivo na vida de ouras pessoas (35%) e paixão pelo conceito ou área em que se pretende atuar (33%) e ter mais tempo livre (24%).

Mídias sociais

Cerca de 40% dos entrevistados usam o Instagram como principal canal de divulgação de seus negócios digitais.

O estudo aponta que 47% investem em mídia paga (anúncios), enquanto 53% trabalham somente com orgânico. Do total daqueles que trabalham com anúncios, 70% não investem mais que R$ 1 mil por mês.

Tecnologia e inovação

O levantamento revela que 57% dos empreendedores aplicam quase 10% do orçamento em tecnologia. Esse porcentual deve crescer, pois 39% pretendem aumentar em até 30% em 2020.

Outro ponto de destaque do estudo é que 58% dos entrevistados acreditam que a Inteligência Artificial é o que mais vai impactar seus negócios neste ano.

Cursos online

Mais da metade dos empreendedores digitais brasileiros disseram usar cursos online para se atualizar e melhorar os seus resultados. A pesquisa identificou que os podcasts são uma tendência na formação desse público.

A pesquisa da Hero Spark entrevistou empreendedores digitais que atuam nas áreas de prestação de serviços, e-commerce, cursos online, entre outros, a maioria enquadrada como Microempreendedor Individual (MEI).

Autor: Redação GS1 Brasil

Posts relacionados

Vercer

Cadastre-se em nossa newsletter

VarejoIndústria