Vércer faz Super Live sobre a ampliação do iFood com o varejo supermercadista
Vércer faz Super Live sobre a ampliação do iFood com o varejo supermercadista

Vércer faz Super Live sobre a ampliação do iFood com o varejo supermercadista

Categoria: Mercado | Autor: Vércer | Data: 13.11.2020

No dia 14 de setembro, a Vércer realizou mais uma super live em seus canais, sobre um tema que interessa a muitos supermercadistas: a ampliação do iFood, que agora também atua no varejo supermercadista. A live contou com a participação do CEO da Vércer, Farias Souza, que teve um bate-papo enriquecedor com o Gerente Comercial do iFood, Moacir Alegria.

Em 2020, a empresa lançou mais um serviço aos consumidores: o delivery de supermercados. Desde o início da pandemia, o interesse das pessoas em fazer suas compras de supermercado por meio de aplicativos cresceu.

 

Segundo um levantamento realizado pela ACI Worldwide em maio, as transações de varejo global no comércio eletrônico aumentaram 81%, em comparação com 2019. O iFood já estava com o serviço instaurado e, desde então, está expandindo essa nova opção no Brasil, marcando presença em mais de 150 cidades e reforçando seu foco na cadeia alimentícia.

Na live, o Gerente Comercial do iFood contou um pouco sobre essa nova extensão dos serviços da empresa e como é a relação com os supermercadistas. 

 

“O iFood viu que o segmento tinha muita oportunidade, que era uma área que tem necessidade de digitalização, algo que o Ifood pode auxiliar muito, e que a gente poderia dar o benefício ao nosso consumidor”, revelou Moacir. 

 

Ampliação do iFood no varejo: benefícios para o supermercadista

 

O Gerente Comercial do iFood ressaltou que a plataforma é uma oportunidade para todos os tipos de mercados, independentemente do porte. “A gente tem a oportunidade de trabalhar com as grandes redes e também com mercados menores, de médio porte etc. Para todos eles, a gente tem criado uma plataforma que possa atender a todos nesse segmento que a gente está entrando”, destaca. 

 

Entre os principais benefícios de se conectar à plataforma, Moacir Alegria cita a quantidade de usuários do aplicativo. “O iFood é o maior e-commerce da América Latina, já ultrapassou o Mercado Livre há um tempo. Hoje, nos tornamos o maior e-commerce da América Latina no número de transações por mês. Já são mais de 12 milhões de usuários que compram todos os meses regularmente”, declara. 

 

Segundo Moacir Alegria, conquistar demanda não é uma preocupação. “Quando a gente coloca um mercado na plataforma, temos que nos preocupar muito mais em conseguir operacionalizar e aguentar a demanda, do que nos preocupar em gerá-la”, explica. “Temos muita demanda que tem tudo para comprar através do Ifood e a gente tem que entender como ajudar os mercados a operacionalizar isso”, acrescenta. 


Além da base de usuários alta, que é uma vantagem para os supermercadistas, Moacir Alegria também menciona que a eficiência logística do iFood é muito boa, algo importante para quem atua no varejo. “Temos uma eficiência logística muito boa. Mais de 90% dos pedidos feitos no iFood são entregues abaixo de 45 minutos”, pontua. 

 

A parceria com a SiteMercado também aprimora os serviços realizados pela plataforma. De acordo com Moacir Alegria, a empresa ajuda na redução de indicadores preocupantes para o varejo, como a ruptura, por exemplo. “Temos uma parceria comercial e operacional com a SiteMercado, que é uma pioneira na questão de e-commerce no Brasil e conhece muito desse segmento. Temos uma integração com eles que ajuda muito a diminuir indicadores como ruptura, cancelamento, que facilita muito o dia a dia do mercado”, salienta.

 

Ampliação do iFood no varejo: principais desafios

Segundo Moacir Alegria, o desenvolvimento tecnológico é um dos pontos desafiadores para o iFood e para os supermercadistas. “Um dos principais desafios é o desenvolvimento tecnológico da integração, porque a gente exige uma integração sistêmica entre SiteMercado, iFood e varejista. Exigimos exatamente pelo cuidado que temos com esse nível de serviço que a gente precisa entregar para o consumidor final. Então, esse desenvolvimento tecnológico tem que ser feito com todo cuidado, com o envolvimento da softhouse e do varejista”, explica. 

 

A operação também é outro fator que a empresa se dedica. “A gente tem um cuidado importantíssimo com a operação. É uma coisa nova para a maioria das redes supermercadistas, porque boa parte delas nunca operou delivery. Então, a gente precisa ajudá-los. Há esse desafio da produtividade do colaborador que está ali no dia a dia, de como é o fluxo do pedido, como que ele funciona. Tem esse desafio operacional”, detalha Moacir Alegria. 

 

Moacir Alegria acrescenta que o engajamento dos envolvidos também é essencial, para que todos os procedimentos aconteçam com excelência e os outros desafios possam ser facilmente contornados. “Se eu tenho uma equipe do varejista extremamente engajada, os outros desafios ficam muito mais fáceis, porque a gente vê valor naquele negócio e todo mundo se engaja. Com certeza, a gente vai entregar um nível de serviço de qualidade”, esclarece. 

 

O Gerente Comercial do iFood contou muito mais detalhes do novo segmento da empresa para nosso CEO Farias Souza. Para assistir à live na íntegra, acesse nosso canal no YouTube aqui!

Vercer

Cadastre-se em nossa newsletter

    VarejoIndústria