Como a pandemia está acelerando a ida do varejo para os canais digitais?

Como a pandemia está acelerando a ida do varejo para os canais digitais?

Categoria: Indústria | Autor: Vércer | Data: 04.06.2021

A pandemia nos mostrou a necessidade de se adaptar a mudanças de cenário, e no mundo dos negócios não foi diferente. Em meio à crise, as empresas precisaram buscar saídas para continuarem firmes no mercado, o que acelerou a ida de varejistas para os processos digitais, por exemplo.

Com a tecnologia e as interações online, é necessário desvendar o comportamento do consumidor e aprender mais sobre ele. Por conta da suspensão das atividades das lojas físicas e do isolamento social, o público em questão não teve escolha, a não ser utilizar canais digitais para realizar compras de produtos e serviços. O resultado foi um aumento significativo nas vendas on-line no país e consumidores muito mais exigentes. Já não basta apenas inserir um produto dentro de uma plataforma de vendas, é preciso divulgá-lo corretamente.

O varejo precisa desenvolver uma cultura de agilidade nas empresas, não só por conta do Covid-19, o mercado de forma geral necessita de soluções rápidas para as vendas. A sobrevivência de um negócio está totalmente relacionada à melhoria contínua.

Transformações que o ambiente enfrenta

Uma das maiores transformações no comportamento dos clientes está na forma de pagamento, pois a digitalização do dinheiro acelerou com a menor disposição dos consumidores em receber cédulas, ao mesmo tempo em que meios de pagamento sem contato ganharam espaço em todo o mundo durante o ano passado, já que R$ 41 bilhões foram movimentados via cartão de crédito e, de modo não foi presencial.

Um impasse em relação a essa transformação é o fato de que, por conta da pandemia surpreender a todos, muitas empresas precisaram migrar para o meio digital sem estarem preparadas, resultando num conteúdo não tão assertivo. Como falado acima, ao buscar um conteúdo na internet, as pessoas observam todos os seus detalhes, e isso inclui imagens, descrições, avaliações e muito mais. Apenas ao terem certeza de que irá suprir suas necessidades, o item em questão é adquirido. Ou seja, sai na frente quem possui uma melhor apresentação do que está oferecendo.

O consumidor precisa ser impactado

Para que isso aconteça, existem diversas técnicas capazes de apresentar seu produto com mais eficiência, tais como:

  • Título: A primeira informação sobre o produto que um cliente tem ao clicar nele. Ou seja, a base de todo anúncio é a inserção correta de um título
  • Segmentação: Uma das maiores vantagens dos anúncios digitais é a segmentação de público, pois é possível definir exatamente o perfil de cliente ideal para cada campanha. Eles podem ser segmentados por idade, profissão, gêneros, hobbies, entre diversos outros;
  • Fotografia: a vitrine do produto oferecido, por isso, as imagens devem contar com boa iluminação, excelente resolução, variedade de ângulos e edição adequada.- 
  • A internet vem crescendo rapidamente, seus usuários então em toda parte. Como proprietário de uma empresa online, é necessário alcançar o maior número de pessoas possíveis, mas sempre com qualidade e responsabilidade.

Quanto mais personalizado for o trabalho dos varejistas, maiores são as chances de conversões!

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