FAQ – Serviços de Qualidade de Dados APAS e GS1 Brasil
É um serviço que garante que os dados cadastrais do produto estejam completos, consistentes, atualizados, acurados e padronizados. As informações são qualificadas por um time de especialistas, que assegura a consistência e padronização dos dados de seu cadastro conforme as normas globais estabelecidas, e assim, compartilhadas com mais agilidade e segurança entre parceiros comerciais.
A fim de atender à crescente demanda por informações qualificadas de produtos, na atual era da transformação digital, a APAS e a GS1 Brasil uniram esforços por meio de uma nova empresa para oferecer ao mercado o melhor serviço de Qualificação de Dados de Produtos e Compartilhamento de Informações, a partir de uma base cadastral centralizada e única, garantindo consistência e confiança para indústria, atacado e varejo
A Vércer surgiu com o objetivo de atender a grande necessidade do mercado em trabalhar com dados precisos a fim de aumentar a qualidade cadastral de produtos nos sistemas. Isso permitirá a todos os elos envolvidos na cadeia de abastecimento, um aumento exponencial de visibilidade e transparência, proporcionando eficiência aos negócios, redução de custos e entrega de melhor experiência de compra ao consumidor final.
Os valores variam de acordo com a quantidade de produtos (SKUs / GTINs) a serem cadastrados, assim como o tempo de contrato. Trabalhamos com o valor de setup (valor único por GTIN) e manutenção (valor mensal por GTIN).
Não haverá custos para os varejos parceiros
Cadastramos, em média, 400 atributos, dependendo da necessidade da indústria, independentemente do setor. O varejo poderá visualizar as informações disponíveis na plataforma.
A GS1 Brasil possui uma subcategoria de provedores de qualidade de dados, com duas empresas associadas, mas com diferenças nos processos de entregas.
O processo de qualificação de dados da Vércer recebeu uma certificação internacional para realizar esse serviço, onde foram auditados a capacidade técnica e aderência a requisitos internacionais. A cada 2 anos o processo é auditado novamente para avaliar a acuracidade do processo e tecnologias adotadas. Além disso, os principais diferenciais:
• Todas as informações estarão disponíveis e asseguradas ao dono do produto no Cadastro Nacional de Produtos
• Envio dos atributos fiscais à SEFAZ, através da sincronização com o CNP – Cadastro Nacional de Produtos
• A Vércer foi planejada e construída para atender as demandas do varejo e seus canais
Sim, poderão existir novos players de qualidade de dados que integrem produtos com GTINs (número do código de barras) atribuídos pela GS1 Brasil com o CCG – Cadastro Centralizado de GTINs.
A Secretaria da Fazenda só faz a consulta no CCG – Cadastro Centralizado de GTINs, administrado pela GS1 Brasil.
Investimos em uma plataforma robusta e temos a nossa base de dados em nuvem, assim, podemos gerenciar e ampliar a capacidade sempre que for necessário.
O atendimento e suporte técnico estão sendo planejados para atender integralmente a demanda dos clientes (indústria e varejo).
Temos um laboratório em São Paulo, contudo podemos realizar o serviço no local. Caso tenham interesse, podemos agendar uma visita para que conheçam nosso espaço.
Pode ser solicitada diretamente pela indústria ou demandada pelo varejo aos seus fornecedores.
✓ Check up dos produtos vendidos no varejo
✓ Avaliação, padronização e cadastro dos produtos de seus fornecedores feitos por especialistas
✓ Banco de dados confiáveis e acessíveis
✓ Informações seguras e validadas para o mercado
✓ Garantia de autenticidade do GTIN
• Benefícios para o Varejo:
o Melhor gestão de vendas
o Controle de estoque mais eficiente
o Classificação tributária correta
o Aumento de exposição e vendas
o Agilidade em processos administrativos
o Informações de cadastro e imagens atualizadas e consistentes
o Velocidade no cadastro e atualização de produtos
• Benefícios para a Indústria:
o Adequação e preenchimento das diferentes fichas de produtos para cada varejo
o Cadastro completo e padronizado que podem ser compartilhados com diversos varejos
o Melhor exposição de produtos
o Cadastro centralizado
o Ganho em processos
o Imagens profissionais
Benefícios para o e-commerce
o Imagens profissionais
o Gestão de estoque
o Melhor experiência de compra
o Exposição de informações e imagens corretas do produto
Você poderá selecionar os varejos e parceiros com quem deseja compartilhar as informações.
Você pode optar para que seja feito em produtos ou unidades logísticas (caixas e paletes).
O tempo de execução dependerá da quantidade de produtos e do local onde o trabalho será executado, mas temos um processo estruturado e auditado internacionalmente para garantir a maior eficiência e segurança para indústria e varejo.
Não. Para que possamos atender as demandas e dar andamento ao processo, o cliente deverá ter seus produtos devidamente regularizados na GS1.
Sim, atenderemos as demandas do mercado em geral, independente do setor ou porte.
O acesso poderá ser realizado via Excel e API. Alguns ERPs estão em processo de integração para disponibilizar diretamente ao seu varejo.
Nosso processo está desenhado para garantir dados completos, consistentes, acurados, padronizados e principalmente atualizados. Sendo assim, a indústria deverá sinalizar qualquer alteração no produto, para que então atualizemos com uma nova qualificação. Este processo deverá ser realizado periodicamente para garantir que os dados estejam precisos e consistentes.
O cadastro das informações do produto no CNP garante que os dados foram inseridos pelo dono da marca (uma fonte confiável), mas não caracteriza que o produto passou por um processo de qualificação de dados.
Não é necessário, contudo, é fundamental que as informações das notas fiscais estejam consistentes e aderentes aos dados inseridos no CCG.

